sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O sabor da vida

Foi na década de 90 que os benefícios do vinho começaram a ser descobertos.

O epidemiologista francês Serge Renaud observou que os franceses, apesar de ingerirem grande quantidade de gordura saturada, apresentavam baixos níveis de colesterol e tinham um risco de morte muito menor que os norte-americanos. Curioso, começou a estudar o fato, que denominou “paradoxo francês”, e chegou à conclusão que o maior diferencial na dieta francesa era o consumo de vinho.


Esta é sua propriedade mais conhecida: ajuda a baixar o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Mas, além disso, o vinho faz bem ao coração, cérebro, aparelho digestivo, respiratório e urinário, e para quem tem diabetes melhora o controle glicêmico e reduz o risco de infarto.

Também pode ser considerado agente de beleza, pois ele inibe a ação dos radicais livres que agem no nosso corpo. Os efeitos dos antioxidantes do vinho são superiores aos das vitaminas C e E.

Porém os benefícios que o vinho traz se resumem ao seu consumo moderado. O recomendado são 250 ml por dia (2 drinques) para os homens, e 120 ml para as mulheres (equivalente a 1 taça).

Por saúde ou satisfação, tenha sempre seu vinho em casa!

Da vida sábia e sem perda
Melhor exemplo não topo
Que um livro na mão esquerda
E na mão direita um copo.
Com igual fervor constante
Tua mão colide e agrega
Bons livros, na tua estante
Bons vinhos, na tua adega!
(Cardoso Marta)


Confira nossa variedade de Adegas no site:



Nenhum comentário:

Postar um comentário