quinta-feira, 27 de março de 2014

Sábado é dia de Nhoque da Fortuna!



Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. 

  

São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.
A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.
E aí, ficou animado?


Fonte: Wikipédia.


quarta-feira, 12 de março de 2014

12 de Março - Dia do Bibliotecário


A data passou a ser celebrada em 12 de março como forma de homenagear  Manoel Bastos Tigre.



No entanto, nenhuma biblioteca se tornou tão conhecida quanto a de Alexandria, localizada no Egito. De acordo com estudiosos, ela teria comportado de 40 a 60 mil manuscritos em rolos de papiro, que chegou a ter quase 700 mil volumes. Porém, sua fama não era atribuída apenas à quantidade de documentos, mas também aos três grandes incêndios que a assolaram.



Outras bibliotecas tiveram uma importância relevante, como aquelas com foco judaico, em Gaza; a de Nínive, da Mesopotâmia, e a de Pérgamo, incorporada à de Alexandria, antes de sua destruição. No entanto, apenas no século XVI é que esses espaços passaram a ter alterações, tornando-se então de caráter intelectual e civil. Um dos resultados foi o surgimento de uma democratização da informação.

Aqui no Brasil, a biblioteca oficial é a atual Biblioteca Nacional e Pública, localizada no Rio de Janeiro, se tornou do estado no ano de 1825. Ela era composta por obras do rei de Portugal Dom José I e foi trazida para o Brasil por Dom João VI, em 1807.
Dentre as funções destes profissionais, utilizar técnicas para organizar o acervo, catalogar e definir quais obras vão ser compradas são algumas das atividades mais comuns de seu cotidiano. Estas pessoas também são responsáveis por implementar, organizar, fazer cadastros e controlar assim os empréstimos e a entrada e saída de material. Todavia, não é qualquer um que está apto para exercer essa função. Quem deseja trabalhar nesta área precisa de especializar. Diante isto, surge a especialização de Biblioteconomia.

A Facildecor admira e respeita a profissão!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Mesa Lateral Saarinen – Eero Saarinen


O design orgânico desta mesa faz dela uma das peças mais cobiçadas desde a sua criação em 1956. Fácil de combinar, ela fica bem em ambientes de diferentes estilos. Na sua cozinha, na sala e até como mesinha lateral, no quarto, a peça inspira versatilidade.




Quando Eero Saarinen criou esse móvel de formas orgânicas, não pensou no design como algo isolado, mas sim em uma relação espacial – uma característica de suas peças. O fato de não ter pernas, e apenas um apoio central, diferencia a mesa, que fica bem com qualquer tipo de cadeira.



Essa peça está em com desconto incrível na Categoria Campanhas na loja http://www.facildecor.com.br/produtos/design/4/mesas-laterais-e-de-apoio/134 por R$537,14. Promoção válida enquanto durar o estoque.