quarta-feira, 12 de março de 2014

12 de Março - Dia do Bibliotecário


A data passou a ser celebrada em 12 de março como forma de homenagear  Manoel Bastos Tigre.



No entanto, nenhuma biblioteca se tornou tão conhecida quanto a de Alexandria, localizada no Egito. De acordo com estudiosos, ela teria comportado de 40 a 60 mil manuscritos em rolos de papiro, que chegou a ter quase 700 mil volumes. Porém, sua fama não era atribuída apenas à quantidade de documentos, mas também aos três grandes incêndios que a assolaram.



Outras bibliotecas tiveram uma importância relevante, como aquelas com foco judaico, em Gaza; a de Nínive, da Mesopotâmia, e a de Pérgamo, incorporada à de Alexandria, antes de sua destruição. No entanto, apenas no século XVI é que esses espaços passaram a ter alterações, tornando-se então de caráter intelectual e civil. Um dos resultados foi o surgimento de uma democratização da informação.

Aqui no Brasil, a biblioteca oficial é a atual Biblioteca Nacional e Pública, localizada no Rio de Janeiro, se tornou do estado no ano de 1825. Ela era composta por obras do rei de Portugal Dom José I e foi trazida para o Brasil por Dom João VI, em 1807.
Dentre as funções destes profissionais, utilizar técnicas para organizar o acervo, catalogar e definir quais obras vão ser compradas são algumas das atividades mais comuns de seu cotidiano. Estas pessoas também são responsáveis por implementar, organizar, fazer cadastros e controlar assim os empréstimos e a entrada e saída de material. Todavia, não é qualquer um que está apto para exercer essa função. Quem deseja trabalhar nesta área precisa de especializar. Diante isto, surge a especialização de Biblioteconomia.

A Facildecor admira e respeita a profissão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário