12 de Março - Dia do Bibliotecário
A data passou a ser celebrada em 12 de março como forma de homenagear Manoel Bastos Tigre.
Acredita-se que a primeira biblioteca da história pertenceu ao rei Assurbanipal, em meados do Século VIIA.C. Sua coleção era feita de placas de argila escritas em caracteres cuneiformes.
No entanto, nenhuma biblioteca se tornou tão conhecida quanto a de Alexandria, localizada no Egito. De acordo com estudiosos, ela teria comportado de 40 a 60 mil manuscritos em rolos de papiro, que chegou a ter quase 700 mil volumes. Porém, sua fama não era atribuída apenas à quantidade de documentos, mas também aos três grandes incêndios que a assolaram.
Outras bibliotecas tiveram uma importância relevante, como aquelas com foco judaico, em Gaza; a de Nínive, da Mesopotâmia, e a de Pérgamo, incorporada à de Alexandria, antes de sua destruição. No entanto, apenas no século XVI é que esses espaços passaram a ter alterações, tornando-se então de caráter intelectual e civil. Um dos resultados foi o surgimento de uma democratização da informação.
Aqui no Brasil, a biblioteca oficial é a atual Biblioteca Nacional e Pública, localizada no Rio de Janeiro, se tornou do estado no ano de 1825. Ela era composta por obras do rei de Portugal Dom José I e foi trazida para o Brasil por Dom João VI, em 1807.
Dentre as funções destes profissionais, utilizar técnicas para organizar o acervo, catalogar e definir quais obras vão ser compradas são algumas das atividades mais comuns de seu cotidiano. Estas pessoas também são responsáveis por implementar, organizar, fazer cadastros e controlar assim os empréstimos e a entrada e saída de material. Todavia, não é qualquer um que está apto para exercer essa função. Quem deseja trabalhar nesta área precisa de especializar. Diante isto, surge a especialização de Biblioteconomia.
A Facildecor admira e respeita a profissão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário