quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Hora de desligar


Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia.

Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a isso, mas dormir não é apenas uma necessidade de descanso; durante o sono ocorrem diversos processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo. Já está comprovado cientificamente que quem dorme menos que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, hipertensão e à diabetes.

Além disso, é durante o sono que o nosso organismo realiza a reparação de tecidos, reposição hormonal e organiza todas as informações captadas durante o dia. Assim, quem não dorme o suficiente acaba tendo dificuldade de concentração, distúrbios hormonais, etc...

Em um estudo realizado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, onze pessoas de 18 a 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante 6 dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento dos seus organismos pôde ser comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade e seus níveis de insulina eram semelhantes aos de portadores de diabetes.

Durante a infância, cerca de 90% do hormônio de crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal são mais propensas a ter problemas no seu desenvolvimento físico. Embora em menor quantidade, o hormônio continua sendo liberado na fase adulta, onde ajuda evitar a flacidez muscular e garante vigor físico.

A quantidade de horas de sono ideal depende de cada pessoa e de muitos fatores, mas em geral, o ideal seria dormir de 6 a 8 horas por noite.

E para uma boa noite de sono, nada melhor que dormir em uma cama confortável, num lugar tranquilo e harmonioso. Pensando nisso, a facildecor traz uma linha completa de dormitórios, com móveis que se adaptam a diferentes gostos e necessidades e tornam seu quarto um ambiente ainda mais agradável e aconchegante.


Acesse e confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário